domingo, 27 de maio de 2012

Pontos positivos e negativos da ditadura

A ditadura militar teve início com o golpe militar de 31 de março de 1964 estendendo-se até o ano de 1985. 
Ao falarmos sobre ditadura militar logo lembramos da repressão que ocorria com os opositores. Mas também promoveu um grande crescimento econômico no país. 
Houve grandes reformas estruturais, transformações no sistema tributário, financeiro, trabalhista e previdenciário que auxiliaram de forma decisiva para o controle fracionário, a organização do sistema financeiro e o ajuste das contas públicas.
Mas nem todos foram beneficiados com essas reformas, apenas as elites e os grupos dominantes, pois a classe trabalhadora não ganhou praticamente nada com esta forma de governo. 
Mesmo com o aumento do produto interno bruto (PIB), a concentração de renda continuou alta e consequentemente não houve melhoria na distribuição de renda. Mas houve um avanço no processo de industrialização no país, porém o descontrole inflacionário e a dívida externa cresceram assustadoramente.
Com isso, concluímos que os aspectos aparentemente positivos da ditadura se anulam com os tantos aspectos negativos desse governo repressor.