domingo, 27 de maio de 2012

Pontos positivos e negativos da ditadura

A ditadura militar teve início com o golpe militar de 31 de março de 1964 estendendo-se até o ano de 1985. 
Ao falarmos sobre ditadura militar logo lembramos da repressão que ocorria com os opositores. Mas também promoveu um grande crescimento econômico no país. 
Houve grandes reformas estruturais, transformações no sistema tributário, financeiro, trabalhista e previdenciário que auxiliaram de forma decisiva para o controle fracionário, a organização do sistema financeiro e o ajuste das contas públicas.
Mas nem todos foram beneficiados com essas reformas, apenas as elites e os grupos dominantes, pois a classe trabalhadora não ganhou praticamente nada com esta forma de governo. 
Mesmo com o aumento do produto interno bruto (PIB), a concentração de renda continuou alta e consequentemente não houve melhoria na distribuição de renda. Mas houve um avanço no processo de industrialização no país, porém o descontrole inflacionário e a dívida externa cresceram assustadoramente.
Com isso, concluímos que os aspectos aparentemente positivos da ditadura se anulam com os tantos aspectos negativos desse governo repressor.

15 comentários:

  1. BOSTA DEUS É MAIS TER DITADURA NOVAMENTE!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Você manja hein, de pica!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero mais é que tenha outra ditadura pra ver se acontece alguma mudança nesse país...já estamos no abismo mesmo, não vai fazer diferença nenhuma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ditadura n é só politica mas também condições sociais então n devemos pensar só nas mudanças politicas e sim na situação que vivemos sendo jugados pela sociedade de politicos.(não estou defendendo partido politico nem de direita nem de esquerda)só acho que n devemos defender situações como a tortura e a quebra de informações diretamente para o povo por meio de censura.

      Excluir
  4. Talvez pelo menos os cantores de hoje poderiam fazer alguma música que prestasse. Pois na ditadura saiu muita coisa boa.muito Boa mesmo.e hj e só baboseira

    ResponderExcluir
  5. Melhor a ditadura que esses filhos da puta roubando o dinheiro do país... Sem contar que com a intervenção militar os bandidos vão tudo escorrer pelo ralo...

    ResponderExcluir
  6. porque só falam os pontos negativos do regime cade os pontos positivos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu anta, tem os positivos ali junto com os negativos analfabeto da porra

      Excluir
  7. Verdade ninguém fala do Grande milagre econômico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso ocorreu um grande crescimento econômico do país, onde o PIB crescia em média 10% ao ano... mas em questões sociais, houve um crescimento na desigualdade social.

      Excluir
  8. Que venha Jair Bolsonaro para 2018 pelo menos teremos direito de se defender dos mais elementos que tem proteção pelos direitos humanos corrompido que temos que venha o armamento no paip

    ResponderExcluir
  9. Tbm concordo. Eu tenho um amigo e ele disse que, o o avô e o pai dele viveram na época dessa "ditadura" militar. E o pai e o avôdele simplismente dizem:"Saudades daquele tempo, onde não tinha esse bandidos. Tinhamos mais segurança.". Claro que, nesse tempo, não foi as "Mil-Maravilhas", houve sim tortura (e torturas de nível que, Hitler, ia falar "como eu não pensei nisso antes?" kk), contudo, foi um tempoem que o Brasil se desenvolveu muito, o chamado "Grande Milagre Econômico".
    PS: BOLSOMITO 2018

    ResponderExcluir
  10. Desculpaaí pelos meus erros de Português.

    ResponderExcluir